segunda-feira, 9 de maio de 2011

Café Didático da turma no sábado 07/05/2001 - Adorável!!!!!



ADORÁVEL PROFESSOR

 Um filme imperdível! Não só para educadores como para educandos de todas as idades.
 É uma aula sobre a vida, sobre vencer a si mesmo.
 Richard Dreyfuss, no papel principal, dá vida ao personagem Glen Holland, um músico
profissional que vai lecionar em uma escola pública americana por necessidades financeiras, para nas horas de folga continuar a se dedicar a compor sua música. Ele é casado.
 Ele começa não gostando de dar aulas, pretende lecionar por 4 anos; não se envolve de fato com os alunos que estão aprendendo música com ele.
  Certo dia a diretora da escola o critica por ser o primeiro a sair quando o sinal toca; diz a ele que deve se comprometer com os alunos além de apenas transmitir conhecimento. É quando
Holland muda sua atitude e pergunta aos alunos do ano de 1966 que tipo de música eles gostam. Começa aí o prazer de dar aula e o conhecimento mútuo.
 Ele ensina uma jovem de cabelos cor de fogo a tocar clarinete com confiança e sentimento, diz
a ela que precisa confiar em si mesma e então ela consegue.
 Holland e sua esposa tem um filho que descobrem depois possuir apenas 10% da audição. A relação com o filho se deteriora.
 Ele tem uma ótima relação de amizade com o professor de Educação Física, que diz que vai
ajudá-lo a ensinar a Banda Marcial a marchar se ele se comprometer em ensinar um aluno negro, que luta, mas foi afastado por ter notas baixas, a tocar um instrumento e com isso dar
uma oportunidade de vida ao jovem. O que Holland faz com toda dedicação.
 O filme se desenrola até 1995 e vemos diante de nós histórias de vidas jovens transformadas e a vida do professor Holland e de sua família também.
 O desfecho é impressionante. A vida como ela é, com nossas fraquezas e superações.
 Como estudante de Licenciatura em Matemática, vi um professor que queria apenas ser “professor- bico” se transformar em   um educador comprometido. A busca por melhor formação dos alunos, criando oportunidades e aprendendo com eles, buscando em universos tão diferentes, um entendimento.
 O reconhecimento de todos da localidade onde vive e da família no final filme mostra que ensinar é buscar um comprometimento real, que mesmo sem a valorização devida por parte dos governantes.  O professor foi, é e sempre será um descobridor, um transformador e um aprendiz de si mesmo.

Cristine

Nenhum comentário:

Postar um comentário